Como escapar do endividamento e resolver em 5 passos

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Saber como escapar do endividamento é o que você precisa para pagar as contas em dia, ter seu conforto e lazer no final de semana e ainda estar preparado para imprevistos! Parece até sonho, não é mesmo?

Quer saber como chegar nesse objetivo? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre como escapar do endividamento e manter uma vida financeira saudável.

Para escapar do endividamento, é preciso entender os riscos!

O primeiro passo é gerir os seus riscos. Pense bem: ninguém está 100% seguro, e uma conta pode estourar o orçamento amanhã, sem que você perceba. Talvez, seu chefe esteja insatisfeito com o seu trabalho, e você não sabe disso!

Por isso, considere que esse tipo de situação acontece, e pode acontecer com você, com seu irmão ou mesmo seu companheiro. Dito isso, vamos lá!

1 – Evite parcelamentos

Usar o crédito é algo tentador e perigoso. Logo, você precisa saber utilizá-lo com sabedoria. O que pode ser a sua salvação este mês tende a se tornar o carrasco do mês seguinte, e uma verdadeira bola de neve surge a partir desse tipo de situação.

Se precisar usar o crédito, compre em apenas uma vez, assim, você utiliza o salário do mês seguinte para quitar a dívida.

2 – Compra parcelada – parcele em poucas vezes

Quanto maior o prazo do parcelamento, mais difícil de pagar. Se contratempos podem surgir amanhã, daqui a 2 meses, muitos mais podem aparecer. Por isso, pense na previsibilidade do seu dinheiro e no quanto você poderá gastar nesse meio tempo.

3 – Uso consciente do cartão

Outro ponto sobre como escapar do endividamento trata de uma tentação! Aquele cartão com limite alto que depois de anos seu gerente do banco te dá, sabe? Muitos pensam que seria bom ter um alto limite para eventuais despesas, mas não se engane, uma ótima opção é diminuir o limite do cartão para um valor aceitável.

4 – Conheça seu limite ideal

Utilize como base seu rendimento mensal líquido, algo como 1,5x e ou 2x o valor do seu rendimento, ou até mesmo use a parcela a seu favor.

Separe o valor aceitável de uma parcela ao qual você pode pagar mensalmente e multiplique o mesmo por 10x ou 12x, ao total você terá um valor ao qual você pode utilizar como limite total do seu cartão e que não irá extrapolar seu orçamento.

Esse é um ponto fundamental sobre como escapar do endividamento.

5 – Planeje as outras finanças

Há vários tipos de cartões com vantagens e taxas diferentes, uma boa opção é trocar o seu por um com taxas menores, sem anuidade ou que lhe proporcione descontos em locais que você frequenta normalmente como supermercados, por exemplo.

O problema do parcelamento dificilmente está nas parcelas em si, mas sim no que acontece ao seu redor enquanto a dívida está ativa. Para parcelar uma compra, você precisa pensar bem no quanto deve gastar com outras despesas essenciais, como o aluguel da sua casa, a parcela do seu carro ou apartamento, as contas de energia e água, a TV a cabo, internet e outros.

Bom, essas foram as dicas sobre como escapar do endividamento. Planeje bem as suas finanças e os problemas não deverão aparecer! Mas, se por algum acaso já existirem dívidas atrasadas, juros abusivos ou um contrato de negociação que você queira ajuda para revisar, conte conosco!

A Price Soluções Financeiras é especializada em resolver problemas financeiros, revisar contratos e encontrar formas de reduzir o que você deve!

Outros artigos que podem te interessar

Finanças Pessoais - Price SF

Finanças Pessoais – Pequenas Metas para poupar bastante!

FCuidar das finanças pessoais é um desafio para muitos. E para você? O que você está fazendo para ter maior controle sobre seus gastos? Você tem dificuldade em lidar com as finanças pessoais? Não consegue estabelecer metas grandiosas para poupar dinheiro e investir? Então, essas dicas são para você! Diante do cenário econômico e político

Empréstimo Pessoal - Price SF

Empréstimo Pessoal para pagar dívidas – vale a pena?

Será que vale mesmo a pena buscar o empréstimo pessoal para pagar dívidas, ou esse deve ser um último recurso? Não é incomum que as pessoas busquem por empréstimo pessoal, tanto dentro da internet quanto em instituições financeiras e bancos. Porém, essa prática muitas vezes está associada ao pagamento de outras dívidas, algo que pode

Como Manter O Nome Limpo - Price SF

Como manter o nome limpo – as boas práticas que você deve adotar

Saber como manter o nome limpo é o que você precisa para manter sua reputação e crédito, além de evitar cobranças desagradáveis. Sim, porque receber cobranças não é nada agradável, não é mesmo? Ainda que seja por um pequeno valor, isso gera desconforto e pode se tornar uma dor de cabeça muito maior, quando o