Como fazer um investimento seguro em 2020?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fazer uma aplicação financeira é uma das suas metas para 2020? Para tirar esse plano do papel separamos aqui as melhores dicas de como fazer um investimento e listamos quais são as melhores aplicações para investir em 2020. Preparado?

Como fazer um investimento seguro? 

Escolher uma aplicação financeira não é, realmente, uma das tarefas mais simples. Existem diversas possibilidades de gestão e fundos de uma mesma categoria. Assim como também há diferentes tipos de e objetivos.

Isso sem falar das pegadinhas frequentes, como taxas administrativas que podem comer a rentabilidade do investimento.

Mas antes de tomar qualquer decisão é preciso que você tenha consciência de uma coisa. Cada indivíduo tem uma capacidade diferente de assumir os riscos presentes nos investimentos.

Sabendo disso, identificar o seu perfil investidor é o primeiro passo para identificar o fundo de investimento ideal para você.

Conheça os diferentes tipos de perfil investidor:

Conservador

É o tipo de investidor que tem um objetivo a curto prazo ou gosta de ter o dinheiro sempre à disposição. Ou seja, gosta de ter segurança e previsibilidade nos seus rendimentos.

Moderado

São pessoas que tem objetivos de médio prazo, em torno de três a cinco anos. E podem deixar o dinheiro rendendo por mais tempo, sem resgatá-lo.

Esse é o perfil intermediário. São investidores que deseja sair das opções conservadoras e incrementar seus rendimentos, testando novas modalidades de investimento. Mas que ainda não se sente seguro para investir em opções mais arrojadas.

Arrojado

É o perfil mais destemido. O indivíduo que quer ter uma alta rentabilidade e, para isso, aceitar correr os riscos que forem necessários.

Normalmente são pessoas com objetivos com prazo mais longo: acima de cinco anos.

Agora que você já conhece todos os perfis de investidor, chegou o momento de fazer uma reflexão. Qual deles se encaixa mais nas suas características pessoais e com os seus objetivos?

Melhores investimentos para cada tipo de perfil em 2020

Depois da nossa primeira dica de como fazer um investimento, podemos passar para uma parte mais prática. Afinal, quais são as opções de investimento seguro?

Considerando os diferentes perfis e prazos para concretização de objetivos, listamos as melhores opções de aplicação financeira.

Melhores aplicações para perfil conservador:

  • Curto prazo: CDB de liquidez diária, Tesouro Selic, fundo de renda fixa;
  • Prazo médio e longo: previdência privada, LCI, LCA, CDB, fundo de investimento. 

Melhores aplicações para perfil moderado:

  • Curto prazo: fundo de renda fixa,  fundo imobiliário, fundo de ações, fundo multimercado, CDB de liquidez diária, ETF;.
  • Prazo médio e longo: previdência privada, LCI, LCA, CDB (indexado IPCA), carteira diversificada, investimentos no exterior.

Melhores aplicações para perfil arrojado:

  • Curto prazo: ações, ETFs, fundo multimercado, fundo de renda fixa, fundo imobiliário, CDB de liquidez diária. 
  • Prazo médio e longo: LCI, LCA, CDB (indexado IPCA), debêntures, carteira diversificada, investimentos no exterior, previdência privada.

Quais os melhores investimentos para 2020?

 LCI (Letra de Crédito Imobiliária) / LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

A LCI e a LCA são aplicações de renda fixa semelhantes ao CDB, mas com a vantagem de serem isentas de impostos. Assim, os rendimentos vão diretamente para você, sem nenhum desconto.

Como acontece com a maioria dos investimentos conservadores, a taxa de rentabilidade tende a ser menor. Mas pode ser uma boa opção manter uma parcela da aplicação em Renda Fixa para equilibrar os investimentos.

Debêntures 

Os títulos de renda fixa emitidos por empresas privadas têm rentabilidade bem atrativa. Mas são indicados para pessoas com tolerância maior ao risco, pois não tem garantia do FGC.

Fundo Imobiliário

Os FIIs se apresentam como alternativa de aplicação de renda variável muito interessante. 

Podem ser:

  • fundos de tijolo: rendimento mensal através do aluguel de empreendimentos. Também é possível obter lucro com a compra e venda dos ativos. 
  • fundos de papel: o lucro vem da divisão de juros e dividendos recebidos pelo fundo entre os investidores.

Ações 

O ano de 2019 bateu recorde com altas históricas para este tipo de aplicação. A expectativa para 2020 é que siga sendo uma boa opção de rentabilidade.

Criptomoedas

O Bitcoin (e outras criptomoedas) é uma opção muito mais arriscada que a ação. Porém, para aplicações de longo prazo ela vem apresentando um excelente retorno sobre o investimento.

Por isso, considerar alocar de 1% a 5% em Bitcoin pode fazer  sentido para sua carteira de investimento.

Dar o primeiro passo não é mesmo fácil, mas estamos aqui para te ajudar a tirar todas as dúvidas sobre como fazer um investimento. Não importa qual seja o seu perfil investidor, conte com a ajuda de especialistas para prosseguir!

Outros artigos que podem te interessar

Renegociar Dívida Do Cartão - Price SF

Como renegociar o financiamento do carro

Uma renegociação pode te aproximar da realização do seu sonho de ter um carro próprio. Mas, como fazer isso sem enfrentar problemas e se afundar em dívidas? Saber como renegociar o financiamento do carro garante que você não enfrente problemas graves para realizar seu sonho de ter um veículo pessoal. Veja como fazer isso no

New Bright Idea Solution Finance Concept - Price SF

Como investir no tesouro direto – dicas para iniciantes

O Tesouro Direto é uma aplicação financeira que tem despertado bastante a curiosidade nos últimos tempos. Mas será que essa é uma opção boa para você? E qual a melhor forma de como investir com segurança?  O Tesouro Direto é um título que o Governo Federal emite como empréstimo ao investidor, que ao resgatá-lo, recebe

Dicas Para Sair Do Vermelho - Price SF

5 Dicas para sair do vermelho sem problemas

Se você quer sair do vermelho ou mesmo evitar chegar nessa situação, dicas são muito bem-vindas. Existem aquelas clássicas, que você certamente já ouviu falar, seja por seus pais, colegas ou pessoas que prosperaram através de muito planejamento e disciplina. Mas, também há formas de investir na sua economia, como receber dicas de consultoria financeira,