Como manter o nome limpo – as boas práticas que você deve adotar

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Saber como manter o nome limpo é o que você precisa para manter sua reputação e crédito, além de evitar cobranças desagradáveis.

Sim, porque receber cobranças não é nada agradável, não é mesmo? Ainda que seja por um pequeno valor, isso gera desconforto e pode se tornar uma dor de cabeça muito maior, quando o saldo devedor passa despercebido.

Como manter o nome limpo? Fuja da tentação!

É natural que nos sintamos tentados a comprar algo de forma parcelada, visando obter o item imediatamente e postergar as condições de pagamento, já que muitas vezes, encontramos aquela promoção que “parece que foi feita para nós”, e acabamos por fazer isso em um momento financeiramente delicado.

Mas, se você quer saber como manter o nome limpo, precisa já ter em mente que essas situações são uma cilada!

Quantas vezes você já encontrou uma promoção “imperdível” e parcelou o produto ou serviço em 10 vezes sem juros? E quantas dessas vezes acabou endividado por conta de um contratempo que pareceu surgir do nada? Uma demissão por corte de gastos, a empresa faliu e não pode te pagar, talvez uma doença ou algum familiar necessitado, as contas ficaram caras demais… Existem inúmeras possibilidades!

Bom, isso se dá porque, como o nome contratempo ou, se preferir, imprevisto, sugere, esse tipo de coisa foge do nosso controle. São questões imprevisíveis, que podem acontecer a qualquer momento. Acontece que, é possível evitar passar sufoco e se endividar, ficar com o nome sujo e ter que passar por uma verdadeira jornada para limpá-lo.

Aqui vão algumas dicas ou como podemos dizer, práticas que podem ser seguidas para não ficar no vermelho e acabar sendo negativado.

São elas a Organização, Consciência, Previsibilidade, Conversa e Resistência.

Organização é o primeiro passo para você escapar do endividamento

Seja organizado, pois controle é primordial quando falamos sobre como manter o nome limpo! Atualmente há inúmeras formas de planejar as finanças, anote, utilize planilhas! Ah, os famosos aplicativos de controle financeiro são ótimas opções.

Classifique prioridades como essenciais (aluguel, luz, água, gás etc), genéricas (internet, tv e afins) e não importantes (aquela saidinha de todo final de semana, por exemplo).

Consciência é a chave para saber o quanto gastar e como gastar

Seja consciente, como o passo anterior, avalie o que é de fato importante e tente eliminar o que pode ser adiado ou cortado dos gastos mensais, em alguns casos você pode trocar por algo mais em conta, por exemplo, diminuir o plano de internet para um mais barato, trocar a tv a cabo por uma pré-paga ou mudar para serviços de streaming como Netflix.

Previsibilidade é o segredo de como manter o nome limpo

Tenha previsibilidade para as suas finanças! Você não precisa de superpoderes ou se tornar um vidente. É apenas uma questão de estar preparado para eventuais problemas.

Para isso, reserve uma parte, mesmo que pequena, do seu rendimento mensal. Assim, você não será pego de surpresa caso ocorra algo que não esteja nos seus planos, afinal, o carro pode quebrar, você pode ficar doente, um parente pode precisar de ajuda etc.

Barganhe e negocie

Saiba conversar, mesmo seguindo os passos anteriores ainda ficou com alguma conta pendente? Então, converse! Negociar é uma ferramenta muito útil, e que demonstra que você possui interesse em não ser um devedor, muitas vezes você pode até abater juros de atraso.

Resistência e ajuda profissional sempre caem muito bem!

Resista à tentação! Não saia comprando tudo que vê pela frente. Pense bem, espere alguns momentos e reveja a necessidade de comprar algo. Muitas vezes, temos dinheiro e o impulso para gastar, mas quando pensamos bem, já não faz sentido desperdiçar esse dinheiro.

Agora, se você já está devendo, precisa de ajuda profissional. Isso porque muitos contratos inserem saldos devedores muito mais altos do que deveriam, e essas irregularidades podem ser revistas por especialistas que sabem como manter o nome limpo e revisar contratos do tipo.

Consulte sempre o site Serasa Consumidor para checar a situação do seu nome.

Bom, essas foram as dicas sobre como manter o nome limpo. Não deixe de contar conosco para evitar problemas financeiros e limpar seu nome com as menores taxas de juros!

Price Soluções Financeiras é especializada em resolver problemas financeiros, revisar contratos e encontrar formas de reduzir o que você deve!

Aproveite e saiba como escapar do endividamento!

Outros artigos que podem te interessar

Finanças Pessoais - Price SF

Finanças Pessoais – Pequenas Metas para poupar bastante!

FCuidar das finanças pessoais é um desafio para muitos. E para você? O que você está fazendo para ter maior controle sobre seus gastos? Você tem dificuldade em lidar com as finanças pessoais? Não consegue estabelecer metas grandiosas para poupar dinheiro e investir? Então, essas dicas são para você! Diante do cenário econômico e político

Empréstimo Pessoal - Price SF

Empréstimo Pessoal para pagar dívidas – vale a pena?

Será que vale mesmo a pena buscar o empréstimo pessoal para pagar dívidas, ou esse deve ser um último recurso? Não é incomum que as pessoas busquem por empréstimo pessoal, tanto dentro da internet quanto em instituições financeiras e bancos. Porém, essa prática muitas vezes está associada ao pagamento de outras dívidas, algo que pode

Como Escapar Do Endividamento - Price SF

Como escapar do endividamento e resolver em 5 passos

Saber como escapar do endividamento é o que você precisa para pagar as contas em dia, ter seu conforto e lazer no final de semana e ainda estar preparado para imprevistos! Parece até sonho, não é mesmo? Quer saber como chegar nesse objetivo? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre como escapar do endividamento