Dívida Caduca? Como funciona?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn


Não é incomum ouvir falar que dívida caduca ou se perguntar se é realmente verdade, como funciona e se isso significa que a dívida não existe mais.

A confusão é natural. Existe uma certa “nebulosidade” a respeito desse assunto porque, em tese, basta esperar a dívida completar um certo período para prescrever, e então, o inadimplente está livre dela. Bom… Não é bem assim que funciona.

O importante, a princípio, é não esperar ou contar com a possibilidade da dívida caducar. O grande segredo para equilibrar a vida financeira é evitar dívidas! Por isso, prefira pagar à vista sempre que possível e evite utilizar o cartão de crédito.

O que é uma dívida caduca?

A dívida caduca é aquela que possui mais de 5 anos de existência. Elas não deixam de existir após esse período, mas não se mantêm disponíveis nos bureaus de crédito, como o Serasa, por exemplo. Serviços de proteção ao crédito não podem exibir dívidas com mais de 5 anos de existência.

Contudo, vale ressaltar: a dívida NÃO DEIXA DE EXISTIR. Pelo contrário, ela se mantém ativa para a empresa à qual você deve, e não pagá-la trará consequências. Quando você precisar de serviços do banco ou instituição financeira, precisará estar com sua situação em dia, caso contrário, não terá acesso a linhas de crédito e serviços correlatos.

A melhor forma de evitar tudo isso é manter o CPF limpo. Você pode consultar a situação do seu CPF agora mesmo

CONSULTE AGORA O CPF

O que acontece com o nome sujo?

Após os 5 anos, a dívida caduca e o seu nome não terá mais restrições. Portanto, estará limpo, ainda que não signifique que as dívidas não existem mais.

O seu score também não será mais impactado pelas dívidas em questão, visto que elas não constam nos bancos de dados fora da instituição financeira que protestou seu nome.

Como limpar o nome e quitar a dívida?

Independentemente de terem se passado 5 anos ou não, é fundamental que você quite a dívida pendente. Por isso, é importante contar com serviços de revisão de contrato, a fim de evitar juros abusivos e quitar somente o que você deve. Nessa fase, aconselhamento financeiro vale ouro, e é justamente o que pode te salvar de um novo endividamento enquanto tenta quitar a dívida já existente.

Existem cláusulas de contrato e práticas diversas que ferem o seu direito como consumidor, e saber identificá-las blinda você e o seu dinheiro contra situações desagradáveis e que podem gerar novas dívidas, comprometendo sua renda e prejudicando sua vida.

Entre em contato com a Price Soluções Financeiras e receba o aconselhamento que você precisa para quitar sua dívida. Após uma análise no seu contrato, descobriremos se existem juros abusivos e te ajudaremos a resolver a situação sem que seja necessário passar anos lutando na Justiça.

Outros artigos que podem te interessar

Dívidas com o cartão de crédito

Como evitar dívidas com o cartão de crédito?

Dívidas com o cartão de crédito são algo mais comum do que deveriam para o consumidor brasileiro. A incerteza econômica se prolonga e acaba gerando uma falta de previsibilidade para as famílias, tanto no que diz respeito aos seus empregos quanto ao dinheiro em si. Mesmo assim, é impossível parar de fazer compras. Seja para

Consultar O Cpf - Price SF

Consultar o CPF é uma forma de manter o nome sempre limpo. Saiba como fazer!

Consultar o CPF é uma excelente forma de manter o seu nome limpo. Nem sempre você conseguirá estar atento o bastante para verificar aquele SMS ou uma carta que chegou à sua casa dizendo que seu nome foi negativado. Logo, a melhor saída é olhar o sistema do Serasa por conta própria! Quando você cria